Passeio Virtual IV – Remoagem

      Nenhum comentário em Passeio Virtual IV – Remoagem

Eng. Rafael Resende Silva

Em nosso novo passeio virtual, vamos falar sobre a remoagem, esse setor da fábrica de ração que gera muitas dúvidas e que basicamente é um dos pontos vitais para o bom funcionamento da fábrica.

Quando falamos em moagem conjunta ou remoagem, estamos dizendo que todos os ingredientes vão ser moídos juntos, milho, farelo de soja, farinha de origem animal… Essa operação é importante para reduzir a quantidade equipamentos em algumas plantas industriais ou para reduzir ainda mais o tamanho das partículas e com isso obter uma melhor homogeneização em um processo de peletização ou extrusão.

Como mencionei no vídeo os moinhos sejam eles de grãos ou remoagem, devem estar com todos os seus componentes em ótimos estados de funcionamento. Os itens que gostaria de destacar e que devem ser revisados SEMANALMENTE são:

  • Filtros Manga: Os filtros mangas são os componentes que captam o pó (particulado), para que não sejam jogados no ambiente e auxiliam da moagem juntamente com o exaustor, retirando os produtos que já estão no tamanho certo e assim não congestionando a câmara de moagem. Os filtros mangas devem ser limpos semanalmente e trocado mensalmente, esses podem ser lavados e retornar posteriormente até que apresentem algum furo ou reduza a sua capacidade filtrante.
  • Solenoides: São os controladores dos jatos pulsantes nos filtros mangas, são responsáveis por mantar o filtro manga integro durante o processo de moagem, sem eles a eficiência é reduzida e com isso diminui a efetividade dos moinhos.
  • Telas: Até então não havia como proteger as telas tudo chegava nelas, e rompiam parando o processo de moagem ou ficavam bem danificadas. A troca tem que ser imediata nesses casos. A FERRAZ desenvolveu um sistema de controle por densidade que é colocado somente nos moinhos de densidade que ajudou a resolver boa parte dos problemas de rompimento das telas na REMOAGEM, onde não há a presença de grão inteiros.
  • Martelos: Os martelos são os responsáveis por reduzir o tamanho da partícula, como mencionei no vídeo, deem preferencia por martelo revestido por tungstênio para  aumentar a vida útil no processo de moagem. e o mais importante, o moinhos tem que ter acionamento por INVERSOR DE FREQUÊNCIAdessa forma é possível mudar o sentido da rotação e ter um desgaste por igual.

Na foto que aparece no vídeo e que esta aqui também são moinhos revestidos que foram utilizados para moer casca de arroz que é ALTAMENTE ABRASIVO, aqui podemos perceber que onde o há o revestimento, o desgaste foi bem menor, enquanto que onde o martelo tinha somente o tratamento para aumentar a dureza foi degastado como se fosse uma folha de papel. 

OBS: Esse desgaste foi ocorrido em algumas horas de trabalho. eu tenho essa foto já faz alguns anos mas gosto muito dela para chamar a atenção das necessidades que cada equipamento necessita para ter um bom funcionamento.

Abaixo vou deixa o link de publicações mais especificas da área que fiz em anos anteriores que vai enriquecer ainda mais esse texto.

Torne sua moagem mais eficiente – Telas do Moinho

Torne sua moagem mais eficiente!

 

RENDIMENTO DE MOINHOS – Mesh x KG x CV x Hora
·         Peneira 0,5: 12,5 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 0,6: 15 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 0,7: 17,5 Kg/ cv / hora
·         Peneira 0,8: 20 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 1,0: 30 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 2,0: 60 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 2,5: 62,5 Kg/ cv /hora;
·         Peneira 3,0: 100 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 4,0: 120 Kg/ cv / hora;
·         Peneira 5,0: 130 Kg/cv /hora;

Vou ficando por aqui Pessoal forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *