Tereza Cristina: Enviamos lista com 30 frigoríficos à China; 6 já aprovados

Unidades ainda precisam ser habilitadas pelo país asiático; caso sejam aprovadas, as conversas de possíveis embarques passarão para a iniciativa privada.

frango
Ministério está enviando lista de  frigoríficos de bovinos, suínos, aves e um de asininos. Foto: Canal Rural

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira, dia 23, que a pasta está enviando uma lista de 30 plantas de frigoríficos de bovinos, suínos, aves e uma de asininos para serem analisadas pelas autoridades chinesas para habilitação. Segundo a ministra, dessas 30 plantas, 6 já passaram na vistoria, mas ainda precisam ser habilitadas pela China. Caso sejam aprovadas, as conversas de possíveis embarques passarão para a iniciativa privada, de empresa para empresa.

A ministra divulgou em coletiva de imprensa o balanço da missão oficial realizada à Ásia em maio, quando visitou China, Japão, Vietnã e Indonésia. Segundo ela, os chineses pediram que o Brasil enviasse a eles até esta quinta-feira uma lista com 20 plantas. Segundo ela, como seis já tinham passado pela vistoria, o governo brasileiro resolveu mandar 30 plantas, em vez de 20.

Tereza Cristina ainda afirmou que espera receber uma resposta da China em 30 dias, mas ressalvou que a data não ficou acertada. De acordo com o ministério, atualmente são cerca de 50 plantas habilitadas a exportar para China – 6 de bovinos, 9 de suínos, e entre 37 ou 39 de aves.

Fonte: Canal Rural Uol

Deixe uma resposta