Silo Multi-Partículas é melhor Tê-los!

      Nenhum comentário em Silo Multi-Partículas é melhor Tê-los!
Se você nos acompanha desde o começo saber que se chegou até aqui, já vai estar com o produto pronto para venda. Mas para poder explicar a função dos Silos de multi-partículas vou voltar um pouco lá extrusão para que todos entendam melhor.

No processo de extrusão podemos fazer vários formatos ao mesmo tempo, pois já existem matrizes com mais de um formato para produção de ração. O mesmo acontece com as cores durante o processo de extrusão é possível trocar a cor da ração a cada 1 minuto dentro do canhão da extrusora isso se deve aos sistemas de automatização das empresas para os tanques de injeção de corante.
Mas mesmo com tantas inovações existem algumas empresas que ainda ficam presas aos silos de multi-partículas a princípio tinham a função de misturar as rações coloridas antes de irem para os silos de ensaque. Mas como os sistemas de cores se desenvolveram os silos de multi-partículas acabaram sendo utilizada para a mistura de rações específicas que tinham formatos como ossinho, cenoura entre outros na qual a cor não pode ser diferente do normal como ossinho sendo de cor branca e a cenoura de cor laranja.

Para essas empresas ainda é necessário fazer uma produção somente com esses formatos específicos e colocar nos silos para fazer o armazenamento. Assim que a quantidade da produção está completa começasse a fazer a produção normal dos outros formatos e cores e o mesmo é colocado em outro silo. Quando eles já estão com os níveis equivalentes de produção um sistema de automação faz a dosagem desse produto de forma que os produtos eles tenham a mesma quantidade ou que um tenha mais que o outro.



Hoje as empresas utilizam dois tipos de equipamentos para fazer essa dosagem, pode ser por sistema de calhas vibratórias e comportas manuais ou por válvula rotativa.


Calha vibratória: Na saída do silo de dosagem é colocado uma comporta manual na qual o operador irá abrir um pouco para que saia a quantidade de ração que ele precisa naquele formato, em outro silo ele repete o mesmo procedimento de abertura, sendo que o mesmo pode ser aberto com um vão maior ou menor, tudo depende da porcentagem de ração que vai a cada formulação. Um bom exemplo disso são as ração na qual possuem apelo “vegetais” ou “Natural” normalmente para fazer essa ração é necessário no mínimo 3 silos um para os ossinhos, um para o formato cenoura e o ultimo para os outros formatos.

Válvula Rotativa: O sistema de válvula rotativa é mais simples, e mais efetivo na dosagem dos produtos. Pois pelo o programa de automação podemos controlar a velocidade de dosagem da válvula e assim ela dosa exatamente os 10, 15 ou 20 % de um formato a formulação final. A desvantagem é que pode ocorrer a quebra de alguns formatos durante o processo. Mas ela é mais precisa na dosagem.

Em minha fábrica ideal eu colocaria calha vibratória para o silo onde fosse passar as rações com cores variadas e a válvula rotativa nos silos onde fosse necessário fazer a dosagem de ração com formatos diferentes. A porcentagem de quebra é pequena e com uma dosagem precisa o aspecto visual da ração fica melhor, pois não vai ter sacos de ração onde haverá uma quantidade grande ossinhos ou só de cenouras.

Outra utilização para esses silos é servir de armazenamento de produto, vida de gerente de produção nunca é fácil o dia que ele chega à empresa e diz hoje está tranquilo vou produzir o mesmo produto o dia todo sem ter que parar, o dia desanda, eu mesmo já passei por isso, mas faz parte da profissão. É nesse dia que o comercial liga e diz que vendeu uma carga maior do que o estoque comporta e nesse momento a fábrica tem que parar o quanto antes e começar a produzir o pedido novo.




Para não sobrecarregar a linha e o ensaque que logo vai receber o produto novo, a solução mais simples é utilizar um dos silos de multi-partículas para armazenar a produção que estava sendo feita para ser ensacados posteriormente.
O comum das empresas trabalhar são blocos de 6 silos dessa forma é possível ter silos para armazenamento de produtos caso ocorra situações como a descrita anteriormente e também para fazer os sistemas de dosagem.

E na ultima parte do nosso fluxograma iremos falar sobre as linhas de ensaque quais os equipamentos que estão no mercado para atender o mercado e como funcionam.

Deixe uma resposta