Quero montar uma pequena fábrica de ração!

      Nenhum comentário em Quero montar uma pequena fábrica de ração!

A maioria das pessoas quando pensam em montar um empreendimento, quase sempre investem em algum mercado que está em alta no momento em que tomaram a decisão.

Nem sempre essa é a melhor opção para se empreender, o melhor é investir dentro do ramo em que se tem um bom conhecimento, e caso não o possua, o melhor a se fazer é estudar o máximo possível sobre o ramo em questão e na minha opinião terceirizar uma produção.

Algumas pessoas podem até estranhar ao ler a minha recomendação, pois eu trabalho com vendas, mas na verdade é que um bom vendedor tem que saber fortalecer o seu cliente, é como criar peixe, o cliente que deseja uma linha pequena é como se fosse um alevino que tem que ser fortalecido para que quando esteja no ponto de abate ele volte e compre uma linha produtiva que trará um bom retorno financeiro a ele.

E disso eu posso falar com conhecimento de causa, um cliente que é bem atendido, ouve a verdade por mais que seja dolorida, sempre retorna no momento em que estiver preparado para comprar o equipamento ou produto do vendedor que um dia deu a ele a oportunidade de crescer.

Um fábrica de ração ou alimentos necessita de uma boa produtividade e um bom investimento para que possa retornar o dinheiro investido. E não posso querer enganar os meus clientes dizendo que qualquer linha de produção vai atender a demanda que ele precisa.

A terceirização com outras empresas permite ao futuro investidor pisar em terrenos que ele pouco conhece, mas com algum controle, pois as responsabilidades são reduzidas. Quem terceiriza precisa se preocupar basicamente com as finanças (compra de matéria prima e venda do produto acabado) e o marketing. As preocupações com produção, máquinas, funcionários, controle de qualidade entre outras coisas quem vai se preocupar é o dono da empresa com quem foi fechado contrato de terceirização.

O custo para se montar uma empresa hoje deve ser bem pensado, pois, além dos equipamentos e matéria prima a empresa tem que ter um capital de pelo menos 3 a 4 meses para se manter até começar a receber as primeiras vendas.

E com uma máquina de pequeno porte os custos são mais altos dos que a de uma empresa grande, por ter produtividade reduzida, e dessa forma a competição somente se torna equiparada caso seja produzido um produto de alto valor agregado, como uma ração premium ou super premium.

Conheço pessoas que conseguiram vencer o mercado usando essa estratégia, mas, é um caminho muito complicado e que exige um bom relacionamento com pet shops, casas agropecuárias e até mesmo clinicas veterinárias.

Fábricas de pequeno porte em sua maioria tem uma quantidade maior de mão de obra para poder suprir a falta de tecnologia que uma empresa maior tem, e no Brasil os encargos trabalhistas são muito altos inviabilizando ter muitos funcionários.

O caminho para essas empresas é a TERCERIZAÇÃO, ao meu ver é uma escola para qualquer ramo de produção, terceirizamos, vários tipos de produto, desde remédios a cosméticos, alimentos naturais e veganos, ração animal, entre outros.

Para quem tem interesse em investir no mercado pet e ainda não se decidiu, o Mercado pet pode faturar até R$ 40 bilhões no Brasil em 2020. Um dos segmentos mais aquecidos nos últimos tempos espera continuar crescendo em 2020 e isso mesmo com a crise do COVID-19.  Os números de 2019 do mercado pet no Brasil ainda não estão fechados. Mas devem alcançar R$ 36,2 bilhões.

Quando eu cito mercado pet, está incluso toda a parte de ração, medicamentos, brinquedo roupas e entre outros acessórios. E todo esse valor de mercado que comentamos acima é movimento nos estados mais ao sul do Brasil, mas especificamente de Goiás até o Rio Grande do Sul.

O Norte e o Nordeste apesar de ter empresas de ração com bons produtos ainda precisa se movimentar mais para poder usufruir desses frutos que o mercado pet tem nos favorecidos.

Portanto fiquem atentos as oportunidades, não invista seu dinheiro em equipamentos e linhas que te trarão pouco retorno. Seja parceiro de empresas que estão terceirizando, essas pessoas podem te ensinar bastante e fazer com que você seu voo solo seja prolongado e prospero.

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão entrem em contato comigo pelas nossas redes sociais.

 

Forte Abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *