Palestra sobre Bag Fish encerra participação da Prefeitura no III Workshop Agroif

A palestra sobre cultivo de peixes no modelo Bag Fish trouxe detalhes sobre esta modalidade da piscicultura durante o III Workshop Agroif, que aconteceu no  Campus de Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na tarde desta sexta-feira, 07.  A palestra foi ministrada pela engenheira de aquicultura, Maíra Dorneles, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder).

Durante sua fala, Maíra trouxe detalhes dos tanques como o tipo de material utilizado na construção do tanque, os insumos e instrumentos utilizados no manejo do peixe, os tipos de peixes mais criados no município de Palmas e outros. “O produtor que decidir trabalhar com peixe deve se preparar antes e buscar conhecer as especificidades desses animais. Pensar no investimento, no manejo e também no mercado que irá absorver o seu produto final”, destacou a engenheira.

Foto: Luciana Pires

De acordo com a técnica da Seder, Palmas conta com 20 propriedades com tanques na modalidade bag fish com uma média de três tanques em cada propriedade. “Esses produtores já manejam peixes há cerca de três anos e por isso fomos aprimorando o sistema e entendendo melhor o comportamento dos peixes de acordo com as características naturais de nosso Município. Aqui os produtores utilizam bastante no tanque bag fish as espécimes tambaqui, surubim, matrinxã e pacu”, conta Maíra.

Foto: Luciana Pires

O aluno do curso de Agronegócios do IFTO, Eduardo Alves elogiou a escolha do tema da palestra e a formação da palestrante. “A gente percebe que a engenheira tem conhecimento prático e teórico sobre o tema, domina muito bem o conteúdo. Outro fator que prende a gente neste mini-curso é que o assunto é relevante para nosso município pelas potencialidades que Palmas tem neste setor. É sem dúvidas muito relevante para a economia local investir em capacitação dos produtores e fomentar o setor da piscicultura”, ressalta o aluno.

Fonte: Surgiu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *