Lunda Sul: Província contará com uma fábrica de ração para peixe

Lunda Sul: Província contará com uma fábrica de ração para peixe

Saurimo – A província da Lunda Sul vai contar no próximo ano (2016) com uma fábrica de ração para peixe, com vista a dinamizar o Projecto de piscicultura da comuna de Mona Quimbundo, enquadrado no programa de apoio ao desenvolvimento econômico e social das populações.

PROJECTO DE PISCICULTURA
FOTO: ANGOP
O anúncio foi feito hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo chefe do departamento das pescas da direcção provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Domingos Fazenda, tendo revelado que a fábrica será instalada na localidade de Luary.  
Acrescentou que a instalação da mesma vai facilitar a venda de alvinos aos piscicultores individuais, com vista a dinamizar a actividade pesqueira e consequentemente contribuir para a diversificação da economia e a melhoria da dieta alimentar das famílias.  
O projecto de psicultura foi criado na base de um protocolo de cooperação para o programa de extensão rural de desenvolvimento comunitário, da agricultura e de piscicultura, celebrado entre o governo provincial e a sociedade mineira de “Catoca”, surge no quadro do pensamento estratégicos do Governo de Angola, quanto ao combate à fome e à pobreza.
O mesmo contempla a instalação de 100 tanques piscícolas, com a capacidade de 200 metros quadrados cada, sendo que actualmente estão apenas disponíveis 80 tanque, dos quais 50 já estão povoados com a espécie, sendo 30 na comuna do Mona quimbundo e 20 no Lundjate.
Dos 30 tanques instalados na comuna de Mona Quimbundo, dez dos quais são para reprodução e 20 de engorda, enquanto do Lundjate apenas um é para reprodução e outro para engorda.

Deixe uma resposta