III WEBINAR NUPEAN – Aspectos regulatórios e BPF na fabricação de alimentos para animais

Eng. Rafael Resende Silva

Na semana passada o Portal R2S e nossos parceiros da Fennema, participamos do III Webinar da Nupean, na Terça postei a minha palestra na qual faço um tour virtual em uma fábrica de ração mostrando todos os equipamentos.

E hoje estarei postando a palestra do nosso Amigo e Parceiro Renan, na qual falou sobre assuntos regulatórios e BPF (Boas Práticas de Fabricação) nas fabricas de ração.

Como já postei anteriormente em nossa serie de textos sobre controle de qualidade, o Renan fez uma palestra muito rica em detalhes sobre no quesito do controle de qualidade. E o que o BPF e controle de qualidade pode contribuir para a qualidade de nossos produtos?

Conforme é falado no vídeo o controle de qualidade é um conjunto de ações que irá garantir que o produto está de acordo com as normas brasileiras e que não acarretará perdas aos animais que o consumir.

Contudo esse controle começa muito antes de tirar a sujeira da fábrica ou não ter o equipamento vazando óleo na produção. A qualidade começa no bom treinamento dos colaboradores para que eles possam antes de qualquer ação internar, garantir que todo o produto que chega na fábrica atenda todos os requisitos de qualidade estipulado.

Dentro da fábrica temos os requisitos para equipamentos, luminárias, pisos, paredes e até o descarte de resíduos gerados pela empresa, tudo deve passar por um controle de qualidade muito rígido e tudo deve ser registrado para fins de auditoria e para algum eventual controle interno que possa ocorrer durante os próximos meses.

Os controles de contaminantes, sejam eles físico, químicos ou biológicos são muito importantes dentro da fábrica de ração e deve ser monitorado constantemente para poder realizar as devidas prevenções.

Aqui dentro do site, já falamos de temos de prevenção de resíduos físicos, utilizando o feed cleaner, o texto vai ficar lincado para que todos possam ter acesso e com isso aperfeiçoar-se um pouco mais.

Como diminuir manutenções no moinho e conseguir rações bem formatadas?

De forma bem específica nesse texto eu falo sobre a separação de resíduos físicos e redução de manutenção em moinhos e extrusoras.

Bom pessoal vou ficando por aqui, espero que apreciem a apresentação do Renan, lembrando que ele é nosso parceiro na R2S consultoria, e todos os temas de assuntos regulatórios e BPF, ele estará nos auxiliando e atuando diretamente com nossos clientes.

Um Forte Abraço e até a Próxima!

Eng. Rafael Resende Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *