Gatos podem beber leite ou são intolerantes à lactose?

      Nenhum comentário em Gatos podem beber leite ou são intolerantes à lactose?
Gatos podem beber leite ou são intolerantes à lactose?

É bastante comum lembrar de desenhos que mostram os felinos se alimentando ou correndo atrás de leite. Além disso, algumas campanhas publicitárias, filmes e fotografias reforçam essa atitude ao mostrar gatinhos com bigode molhado e branquinho de leite. Mas, será que os gatos podem beber leite do jeito que estamos acostumados a ver?

Para quem vai adotar ou já possui gatos, é importante saber mais sobre esse hábito, que pode ou não ser perigoso para a saúde do seu pet. Para descobrir isso, precisamos primeiro entender como funciona o organismo dos gatos – principalmente quando filhotes.

O leite pode prejudicar o desenvolvimento de filhotes?

O filhote deve apenas tomar o leite da amamentação, caso tenha a oportunidade. Se for o caso de gatinhos órfãos, ao resgatá-los, nunca se deve oferecer o leite de vaca. Esse leite que ingerimos não é igual ao da amamentação, podendo levar o gatinho à vários problemas, como diarreia, e acabar prejudicando sua saúde. Para esses casos, existem suplementos que imitam a composição do leite materno, contribuindo com todos os nutrientes necessários para o filhote.

Nesse período, os gatos produzem uma enzima chamada de lactase, responsável em ajudar o organismo a digerir a lactose. Porém após o desmame, ou cerca de quatro semanas, é comum que essa enzima pare de ser produzida, o que faz a digestão do leite extremamente lenta, o que pode causar dores de barriga e diarreia.

Pode acontecer da ingestão continua do leite nunca apresentar nenhum tipo de reação contrária. Nesses casos, caso seja do interesse do tutor, pode ser oferecido ao gato em pequenas quantidades. O leite nunca deve substituir uma refeição, sendo apenas um lanche extra. Existem também leites especiais para o consumo de gatos adultos, mas deve ser moderado.

Dar ou não dar leite ao gatinho, afinal?

O recomendado seria não insistir com o leite na alimentação do seu gato, pois há a possibilidade de rejeição do organismo. Assim como nós, os gatos podem desenvolver intolerância a lactose.  Os sintomas apresentados são dores abdominais, inchaço no região da barriga, enjoos, vômitos, diarreia e gases. Concluindo, é mito afirmar que todos os gatos possuem intolerância a lactose, mas não seria recomendado arriscar.

Os gatos precisam de ração, seca ou úmida, com nutrientes necessários para seu desenvolvimento. O leite não é essencial para sua vida adulta, além de que, o leite de vaca possui mais gordura e açúcar do que ele é capaz de digerir.

Fonte: Folha Vitória

Deixe uma resposta