Faculdade voltada ao agronegócio completa um ano

A Faagroh (Faculdade de Agronegócios de Holambra) iniciou as atividades em agosto de 2017 trazendo inovação para o ensino superior do país.

Neste mês, a primeira faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas, completa um ano de funcionamento. A Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh) iniciou as aulas no dia 14 de agosto de 2017 e desde então vem inovando nas metodologias de ensino. A unidade foi idealizada para ser uma instituição de ensino que atendesse a população de Holambra e região que necessitava de capacitação voltada à área de agro e tecnologia.

A Faagroh começou ofertando o curso de área de agronegócios com ênfase em horticultura, formando a primeira turma, e no primeiro semestre de 2018 trouxe mais uma novidade, o lançamento do curso de engenharia agronômica. Um crescimento significativo e surpreendente, como classifica o diretor acadêmico da instituição, professor Flávio Fernandes Pacetta. “A Faagroh conta já com duas turmas em dois diferentes cursos voltados ao agronegócio, sendo que a previsão inicial era a formação da primeira turma somente depois de seis meses de instalação. Mas a qualidade e o diferencial do projeto pedagógico, que é inovador e inédito no Brasil, atraíram os olhares das pessoas que queriam se especializar e ter qualificação na área de horticultura e agronomia. E isso tem crescido paulatinamente nos processos seletivos”, pontua o docente.

O projeto pedagógico inédito no país apontado pelo diretor é o Educar do Grupo Polis Educacional, que é composto pela Faagroh, Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Faculdade Max Planck e a instituição de ensino à distância, a UniJÁ. A faculdade em Holambra é a primeira do grupo que executa o projeto que se resume em adotar uma aprendizagem significativa com um currículo integrado por competências. Os estudantes aprendem os conteúdos por meio do desenvolvimento de cases em sala de aula de acordo com o perfil de cada estudante.

Novos cursos

Sobre o futuro da instituição, o professor Flávio revela que há planos para novos cursos e inovações pedagógicas. “Além dos cursos voltados para o agronegócio como a piscicultura, gestão de agronegócio e engenharia agronômica, há também a demanda por cursos como turismo, gastronomia e outros ligados ao perfil turístico da região e, em especial, de Holambra. E vamos sempre ofertar essas possibilidades de acordo com a demanda dos alunos, nosso principal foco”, frisa Pacetta. “Crescer a cada dia, num modelo inédito que coloca as aulas em status de 100% práticas atraindo cada vez mais os produtores e pessoas ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio”.

A comemoração deste primeiro ano de existência da Faagroh será no dia 14, com atividades voltadas aos alunos e convidados, com exposição cultural, apresentação musical e a inauguração da biblioteca que homenageará um morador de Holambra. Ainda no dia 19, será promovido um Passeio Ciclístico que percorrerá pontos importantes da cidade.

Fonte: Diário do Interior SP

Deixe uma resposta