Como Fazer um Plano de Manutenção Industrial

Eng. Rafael Resende Silva

Um dos braços que a R2S consultoria irá trabalhar é o plano de manutenção industrial, hoje enxergamos que essa é uma prática que poucas empresas adotam nas unidades industriais, e isso afeta bastante a produtividade das empresa.

Engana-se aquele que acredita que expor o equipamento a exaustão é um boa forma de se trabalhar e ter produtividade, uma empresa que preza pelo respeito do cliente tem que se precaver.

E uma boa forma de se fazer isso é ter na manga um bom plano de manutenção que preveja paradas em dias e horários estratégicos não afetando a produtividade da fábrica.

O primeiro passo e sempre o mais dolorido, mas para sair da inércia temos que contar com o apoio que vem de cima para baixo e ir contagiando todos os funcionários da corporação.

Para quem tem interesse em fazer o seu plano de manutenção devemos começar com um simples inventário do que temos na fábrica instalado, nele deve constar o setor de cada equipamentos e nos setores registrar a potencia dos motores, peças de desgastes e as datas de troca e manutenção.

Nessa mesma planilha temos que constar também quem é o operador responsável por aquele setor, para que possamos cobrar diretamente essa pessoa por eventuais intervenções nos equipamentos.

E de forma alguma devemos negligenciar esse plano, um ponto muito forte que temos que trabalhar aqui é estar em sintonia com o controle de qualidade da empresa, pois um não poder viver sem o outro.

E o único setor que tem o poder de interromper uma produção com exceção da diretoria é o controle de qualidade, e a ajuda do setor é de suma importância em épocas de picos produtivos.

Esse seria o primeiro passo para iniciar um plano de manutenção industrial. Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de algum suporte entrem em contato com nós da R2S Consultoria.

Vou ficando por aqui um forte abraço e até a próxima!

Eng. Rafael Resende Silva

https://youtu.be/xpLWs3TVEjE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *