ABPA promove Workshop sobre Regime de Drawback na avicultura e suinocultura

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o vice-presidente de mercados, Ricardo Santin, o coordenador do Grupo Permanente de Logística da entidade, José Perboyre e dezenas de técnicos e gerentes das áreas de exportação das agroindústrias associadas participaram nesta quarta-feira (25) de um workshop especialmente voltado para o Regime de Drawback na avicultura e na suinocultura do Brasil.  O evento aconteceu na sede da Associação, em São Paulo (SP).
Organizado por Perboyre, Workshop sobre Drawback contou com apresentação do diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (DECEX/MDIC), Renato Agostinho da Silva.
Em sua apresentação, o diretor do DECEX mostrou detalhes e solveu dúvidas dos representantes das agroindústrias sobre o processo de restituição ao exportador dos impostos alfandegários cobrados pela importação da matéria-prima utilizada na fabricação de proteínas que serão exportadas.
“Por não ter pleno conhecimento de todas as possibilidades que o Drawback oferece, empresas eventualmente perdem recursos que poderiam ser recuperados neste regime de restituição.  Frente a este contexto, o encontro teve como objetivo solver dúvidas para ampliar o desempenho das empresas”, destaca Perboyre.
Além do Drawback, outros temas estiveram na pauta como o Projeto Piloto de SIGVIG 3.0 do Ministério da Agricultura, Planos de Contingência para cenários de emergência, cabotagem, inspeção não-invasiva de contêineres, identificação de sinergias potenciais entre a logística e o Supply Chain das empresas, e outros pontos.
“Estamos em um momento econômico em que é primordial aperfeiçoar ao máximo nossa eficiência em todos os setores das empresas.  O Workshop veio ao encontro desta ideia, que tem sido constantemente trabalhada pela ABPA com seus associados”, ressalta Turra.

Deixe uma resposta